Saiba mais sobre o seu número do NIS

O NIS (número de identificação social) é um número cadastrado pela Caixa Econômica Federal, que para ter acesso aos programas sociais do governo, todo trabalhador deve ter.

É gerado pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), responsável por coletar os dados de quem recebe benefícios do Governo Federal. Separei nesse artigo algumas coisas que você não pode deixar de conferir sobre o NIS.

Como se cadastrar no NIS?

nis

A empresa contratante que é responsável por isso, ela pode optar por fazer seu cadastro no NIS pela internet, ou pelo próprio Rh da empresa. Existe uma ordem a ser seguida para que o cadastramento esteja completo.

Primeiramente, o RH precisa de autorização da empresa para acessar os dados do trabalhador. Após a autorização para acesso de dados, é preciso obter o Certificado Digital, emitido pela Caixa Econômica.

Com o Certificado Digital, agora, o funcionário que está fazendo o cadastro deve ser habilitado na Caixa Econômica. Sendo habilitado, agora o funcionário tem acesso ao aplicativo da Caixa Econômica, onde poderá fazer o cadastramento.

Com o NIS você pode se candidatar aos diversos programas sociais do Governo, como por exemplo, Bolsa Família, PRONATEC, Minha Casa Minha Vida, Bolsa estiagem, Aposentadoria por Baixa Renda, entre outros programas.

Diferença entre NIS e PIS

Os números do NIS e do PIS são vinculados, no entanto o NIS é o número que garante a participação do trabalhador nos programas sociais. Na prática, NIS e PIS são a mesma coisa, pois representam o mesmo número. O NIS também é chamado de PIS/PASEP ou NIT.

Uma inscrição no NIS é, apenas, para identificar cidadãos que tenham ou possam vir a ter direito a benefícios sociais. No momento que o cidadão passa a ter um vínculo empregatício, a inscrição NIS é cadastrada no Programa de Integração Social, tornando-se uma inscrição PIS.

Uma inscrição PIS é uma inscrição NIS com a informação de vínculo empregatício. É bom deixar claro que para quem possui o NIS ao conseguir o primeiro emprego este número valerá como o número do PIS/PASEP.

Onde encontrar o NIS

O NIS pode ser consultado por vários meios. Aqui, vou listar todos os documentos me que ele pode ser encontrado. Confira:

  • Cartão da caixa: O Número do NIS, nesse documento, é o número impresso no cartão da pessoa.
  • Cartão Bolsa Família: O número do NIS, também, é o número do beneficiário impresso no cartão. Mas fique atento, porque o número presente nesse cartão é o número do NIS do titular do cartão.
  • Carteira de trabalho: Abra sua carteira e procure a folha que contém a sua foto e os seus dados pessoais (nome, RG, CPF, entre outros). O Número do NIS vai estar listado junto com os dados do trabalhador.
  • Carteira de identidade: O número do NIS está presente em alguns modelos do RG (mas não em todos). Confira na sua Identidade se você possui um número de “PIS/PASEP”, esse é o mesmo número do NIS.

Desde o momento em que você tem seu primeiro emprego formal, o NIS já é vinculado e integrado ao PIS. Assim, todas as documentações relacionadas a trabalho são vinculadas ao NIS.

Como consultar o NIS online

Existe um sistema online no Portal da Transparência do Governo, que permite que seja feita a consulta do número do NIS e também do nome do representante da família que recebe os benefícios.

Primeiro você precisa acessar o site do portal da Transparência pelo endereço www.portaltransparencia.gov.br, ache o menu “Transferência de Recursos”, escolha o ano que deseja consultar e marque a opção “Favorecido”. No último passo, escolha “Pessoas físicas” e clique em consultar.

Abrirá uma página com várias informações e com nomes listados por seus números de CPF, NIS dos favorecidos pelo programa Bolsa Família. Será possível verificar também qual o valor que cada família recebe em todo o ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *